Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

13/08/2014ㅤ Publicado às 16:48

Roberto Simon e Nadia Somekh eleitos para o Conselho Superior da UIA

Delegação brasileira comemora vitória do Rio de Janeiro como sede do Congresso da UIA em 2020

 

A proposta do IAB para o Rio de Janeiro sediar o XXII Congresso Mundial da UIA venceu!  O anúncio foi feito nesse domingo (10/08) no último dia da Assembleia Geral da União Internacional dos Arquitetos  (UIA),  que se realizou em Durban, na África do Sul.A Rio 2020 bateu as candidaturas de Paris e Melbourne (Austrália). O evento, o maior congresso mundial da categoria, terá como tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”. A expectativa é de participação de 15  mil arquitetos de todo o mundo.

 

O CAU/BR apoiou a candidatura apresentada pelo IAB e se compromete a contribuir para a implementação dessa que é uma grande vitória da união dos arquitetos brasileiros, representados também pelas entidades de seu colegiado:  Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas (ABP), a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA) e Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), além do próprio Instituto de Arquitetos do Brasil.   O CIALP (Conselho Internacional dos Arquitetos de Lingua Portuguesa) e a Federação Pan-Americana de Arquitetos fizeram parte do grupo desde o início.

 

 

Roberto Simon toma posse no Conselho da UIA, composto por 28 conselheiros de cinco continentes.

 

 

 

Representando o IAB, o arquiteto Roberto Simon (conselheiro federal do CAU/BR por SC) foi eleito para o Conselho da UIA, tendo como suplente a arquiteta Nadia Somekh (conselheira do IAB-SP e do CAU/SP).  A eleição ocorreu no sábado, dia 9. Ao todo, o Conselho da UIA tem 28 membros dos cinco continentes e se reuniu pela primeira vez em 10/08.  O mandato é pelo período 2014/2017. Também foi eleito o novo presidente da UIA, o arquiteto Esa Mohamed, representante da Malásia.

 

Sérgio Magalhães, presidente do IAB, e Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR, estavam à frente dos sete delegados brasileiros. “O compromisso do IAB é aproveitar os seis anos até a realização da UIA 2020 Rio para trabalhar o fortalecimento da arquitetura e da cultura arquitetônica no Brasil”, afirmou Sérgio Magalhães. “Estamos felicíssimos com a receptividade da candidatura do Brasil e a aprovação dos colegas do mundo todo. A realização do congresso de 2020 será uma oportunidade para estreitar as relações internacionais com as Américas, África e com os países de língua portuguesa, que foram os nossos principais apoiadores. Esse trabalho, certamente, representará o reforço da estrutura da UIA e a melhora das condições de vida nas cidades”.

 

Na avaliação do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Haroldo Pinheiro, a realização do congresso da UIA de 2020 no Rio é uma oportunidade que precisa ser aproveitada para discutir os novos rumos da arquitetura no país e no mundo. “Serão seis anos para que nós possamos trabalhar e explodir, em 2020, no Congresso do Rio de Janeiro, com nossas ideias e nossos pensamentos”, afirmou ele, lembrando ainda que naquele ano o CAU/BR e os CAU/UFs completarão 10 anos de existência, Brasília (que se tornou patrimônio mundial da Humanidade no mesmo século em que foi construida) 60 anos e o IAB estará às vésperas de seu centenário.

 

O  presidente do Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa ((CIALP),  João Belo Rodeia, igualmente ficou satisfeito com o resultado. “Os arquitetos têm muito a aprender com a arquitetura do Brasil e do Rio de Janeiro em 2020: “É uma vitória merecida, e todos os membros do Cialp ficam felizes com o resultado. Acredito que a realização do congresso no Rio será importante para a própria UIA, porque poderá centrar todos os países da América Latina. Para o Cialp, será um momento importante para a sua afirmação internacional. Creio também que será um momento central para a arquitetura e para os arquitetos, porque acredito que o Brasil é o microcosmo do mundo.”

 

Para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a vitória da candidatura do Rio foi uma conquista “importantíssima”: “É uma escolha que retrata o atual momento de transformação por que passa a cidade. Uma transformação que, à luz do resgate de um rico passado histórico, projeta um futuro de desenvolvimento. O Rio tem características únicas: é uma metrópole que, emoldurada por uma natureza exuberante e uma arquitetura diversificada, tem grandes desafios sociais a enfrentar. Ou seja: é uma cidade síntese para o arquiteto do século 21.”

 

Para o novo membro do Conselho da UIA, o arquiteto catarinense Roberto Simon,  é de extrema importância que o Brasil tenha participação efetiva nas decisões que interferem diretamente no rumo da profissão a nível nacional e internacional e em todas as discussões. “O mundo esta totalmente conectado, portanto é com o diálogo internacional que vamos pensar e avançar nas discussões sobre as cidades, habitação, criação de oportunidade de trabalho, qualidade dos espaços urbanos,  além da resiliência e sustentabilidade que são os principais critérios balizadores do projeto no mundo.”

 

A nova composição do Conselho da União Internacional de Arquitetos

 

A arquiteta paulista Nadia Somekh, eleita conselheira suplemente da UIA, com a Rio 2020 o Brasil retomará o protagonismo da discussão da arquitetura no mundo. “Temos mesmo que comemorar. Essa experiência proporcionará uma troca de conhecimento importante. Além disso, o que está previsto para o congresso de 2020, através do IAB, é a realização de debates anuais sobre a arquitetura no Brasil. Serão vários eventos preparatórios e articulados em torno de um debate mundial. O principal objetivo será identificar como a arquitetura pode corresponder às necessidades das cidades contemporâneas”.  Os preparativos começarão de imediato, segundo Pedro da Luz Moreira, presidente do departamento do IAB-RJ. “Já estamos preparados para ajudar na coordenação e na articulação com os outros departamentos para que a UIA 2020 Rio seja um grande sucesso”, afirmou ele em Durban.

Essa é a segunda vez que o congresso se realizará na América Latina. A primeira foi há 42 anos. no México, em 1978.

 

DISPUTA ACIRRADA – Entre os dias 3 a 7 de agosto arquitetos de todo o mundo se reuniram no XXV Congresso Mundial da UIA. De 7 a 10 aconteceu a  XXV Assembléia Geral da UIA, com representantes de 124 paises. Eles decidiram pela Rio 2020. Antes, Seul sediará o XXVI Congresso.

 

A disputa foi concorrida. A Rio 2020 ganhou em segundo turno de Melbourne por 12 votos de diferença. Paris foi eliminada no primeiro turno.No primeiro turno, dos 202 votos de delegados dos países representantes, o Rio de Janeiro ficou com 85; Melbourne, com 73; e Paris, com 44. No segundo turno, o Rio teve 107 votos e Melbourne 95.  As delegações dos países do BRICS, da África e das Américas foram os principais eleitores.

 

O apoio dos Estados Unidos, com 11 votos,  conquistado no último instante,  foi decisivo. Os norte-americanos se convenceram dos argumentos dos brasileiros de que estratégicamente a candidatura do Rio fortalecerá mais a arquitetura mundial e das Américas em particular. A delegação brasileira também já tinha costurado o apoio da Suiça, da Bélgica e da Grécia para um eventual segundo turno.

 

ARTICULAÇÃO – A candidatura do Rio teve, desde o início, o apoio de toda América, segundo Sérgio Magalhães, presidente do IAB.  E durante o Congresso e em paralelo à Assembléia, foram intensos os contatos dos brasileiros com arquitetos de todo mundo em Durban.

 

Uma das reuniões (foto) reuniu delegados dos Estados Unidos, Canadá, Costa Rica e Brasil. Foi muito proveitosa:  “Os países das Américas estão envolvidos com a nossa campanha. Os Estados Unidos, que detêm 11 votos, confirmaram que são solidários à  nossa candidatura. Lógico que um ou dois votos podem ser perdidos, já que eles são independentes, mas a maioria está conosco”, prognosticou na ocasião Ephim Shluger, vice-presidente do IAB-RJ.

 

 

Entidades internacionais reunidas em Durban

 

 

A campanha pela Rio 2020 contou ainda com apoios importantes, como a do ex-prefeito de Curitiba e governador do Paraná e ex-presidente da UIA, Jaime Lerner; do governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão; do prefeito do Rio, Eduardo Paes; do Rio Conventions & Visitors Bureau e da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).

 

 

Inauguração do stand do IAB em Durban reuniu representantes de todo o mundo

 

 

PONTO DE ENCONTRO – Inaugura em 05/08, o stand do IAB no XXV Congresso Mundial da UIA  foi o ponto de encontro de diversas entidades internacionais em prol da candidatura do Rio de Janeiro.

 

Árabes, paquistaneses, russos, franceses, turcos, poloneses, armênios, canadenses, italianos, angolanos: independentemente da nacionalidade dos mais de 500 profissionais que visitaram o stand brasileiro na inauguração, todos se tornaram cidadãos da cidade do Rio.  A ação fez parte da estratégia brasileira para conseguir apoio para a candidatura do Rio de Janeiro a sede do evento da UIA em 2020. Todos se sentiram “abraçados” e interessados em conhecer e discutir os temas urbanos na “Cidade Maravilhosa”.

 

No decorrer das articulações, o conselheiro federal do CAU/BR por Santa Catarina, Roberto Simon, dizia que vencer as candidaturas de Melbourne e Paris não seria fácil,  mas também não era impossível: “Precisamos manter contato permanente com os delegados das outras nações, pois o voto pode mudar a qualquer instante”, disse ele, eleito para o Conselho da UIA como representante do IAB.

 

Representantes de diversas entidades internacionais de arquitetura participaram da confraternização promovida pelo IAB. O secretário geral da UIA, Michael Barmaki, o presidente do Instituto de Registro de Arquitetos da Coreia (KIRA) e do Congresso de Seul (2017), Sung Min Kim, a presidente do Colégio de Arquitetos da Costa Rica, Marianela Jiménez, e o presidente da União Africana de Arquitetos, Tokunbo Omisore, foram algumas das autoridades que prestigiaram a inauguração do stand e deixaram mensagens de apoio à candidatura do Rio a sede do Congresso Mundial da UIA de 2020.

 

 

Reunidos em Durban: Nadia Somekh, conselheira do IAB-SP e do CAU/SP;  Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR; Michel Barmaki, Secretário Geral da UIA;  Sérgio Magalhães, presidente o IAB;  e Roberto Simon, conselheiro federal do CAU/BR por Santa Catarina, eleito conselheiro da UIA

 

 

 

“Temos a oportunidade de que o Congresso da UIA de 2020 seja realizado na América Latina. Queremos que o evento seja no Rio, cujo tema  é “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21″. Esperamos que a candidatura seja vitoriosa, e o Colégio de Arquitetos da Costa Rica apoia a iniciativa”, disse Marianela Jiménez.

 

Na ocasião, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo,  Haroldo Pinheiro, voltou a defender a Rio 2020: “A realização do evento da UIA no Brasil será uma histórica oportunidade, pois em 2020 estaremos comemorando no Rio o 10º aniversário da Lei 12.378/2010, que criou o CAU/BR e os CAU/UF;  o centenário do IAB, a mais antiga instituição dos arquitetos brasileiros; e o 60º aniversário da fundação de Brasília, Patrimônio da Humanidade, com a presença de arquitetos de todo o mundo”.

 

A UIA, lembra o presidente, “sempre esteve ao lado do IAB e dos arquitetos brasileiros na luta pela criação do CAU”. Destaca ainda  que o Congresso possibilitará ao Brasil apresentar ao mundo os novos rumos de nossa arquitetura “e a defesa e os ganhos da categoria na defesa da qualificação de nossos espaços urbanos”.

 

 

 

 

 

 

 

Na inauguração do stand, delegados e participantes do congresso foram convidados a escrever, no próprio idioma, o tema da candidatura do Rio, “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, num grande painel instalado no stand do IAB. O suporte e incentivo à candidatura do Rio a sede do Congresso da UIA de 2020 foi registrado em vídeo, em fotos e no painel do stand, onde os participantes do evento escreveram o tema do congresso carioca em suas próprias línguas. O vídeo, editado, foi apresentado no final da  Assembleia Geral da UIA, no dia 10 de agosto.

 

“Ficamos felizes com o apoio dos arquitetos de diferentes partes do mundo. Vários colegas estiveram no nosso stand, deixaram recados no nosso mural e gravaram depoimentos em favor do nosso congresso”, disse o presidente do IAB, Sérgio Magalhães.

 

Dias depois, eles deram não apenas seus autógrafos, mas apoio efetivo em forma de votos.  E  agora podemos dizer com alegria que # Vai ter Rio 2020 !!!

 

 

 

PORQUE O RIO DE JANEIRO A proposta brasileira ganhou por ser consistente. O tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” está centrado nos desafios das cidades contemporâneas, particularmente as dos países em desenvolvimento, que vem conquistando maior espaço na geopolítica internacional. A Rio 2020 irá  discutir a atual realidade urbana, expressa através da diversidade e da multiplicidade de formas de construção das cidades, e promover a reinserção da profissão no meio social. Para o IAB, a capital fluminense, com os seus 12 milhões de habitantes, apresenta um quadro urbano rico e complexo, de desigualdades e de acertos, representativo de cidades do continente americano e do mundo emergente que se urbaniza rapidamente neste século XXI.

 

Para além disso, uma metrópole que se urbanizou rapidamente no século 20 e hoje possui 12 milhões de habitantes, o Rio é um mosaico complexo e cheio de contrastes tanto urbanos, entre as favelas e o asfalto, como naturais, entre as montanhas e o litoral. Sua candidatura se fundamenta neste cenário de problemas, desigualdades, erros e acertos, o que torna o Rio uma cidade síntese dos desafios e possibilidades para a arquitetura do século 21.

 

 

O presidente do IAB, Sérgio Magalhães, explica que o Brasil apresenta inúmeras possibilidades da arquitetura do Século 21. “Acreditamos que a arquitetura deste século não pode se prender as amarras dos dogmas. É preciso que haja, para a construção de cidades mais tolerantes, uma simbiose entre a cultura popular e a dos arquitetos, que respeite a preexistência. Isso pode ser visto no Rio”, afirmou.

 

UIA – O Congresso Mundial da UIA é maior e mais importante fórum de arquitetura, que reúne milhares de participantes de todo o mundo. Cada evento foca um tema pertinente, que é desenvolvido por personalidades da arquitetura internacional. Debates, apresentações, tours e festivais fazem do congresso o melhor local para o encontro e intercâmbio de conhecimento entre profissionais e estudantes de arquitetura. O XXVI Congresso será realizado em Seul, na Coréia, em 2017.

 

A União Internacional dos Arquitetos, organização não governamental, é a federação mundial das organizações nacionais dos arquitetos. Criada em Lausanne, na Suiça, em 1948, hoje a UIA reúne entidades de 124 países e mais de um milhão e trezentos mil arquitetos do mundo.  Clique aqui para visitar o site da entidade: http://www.uia.archi/

 

Links relacionados:

 

Rio de Janeiro na reta final para sediar congresso da UIA

Eduardo Paes aposta na experiência do Rio para o urbanismo do mundo

Vice-presidente do IAB-RJ participará de painel na Cidade do Cabo, na África do Sul

Candidatura do Rio para sediar Congresso da UIA em 2020 é destaque na imprensa

 

 

Fontes: IAB , Arquitetura e Urbanismo para Todos e CAU/B
R

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

01/11/2024

FISCALIZAÇÃO: CAU/MA esteve em ação em Santa Rita, Itapecuru Mirim, Vargem Grande, Chapadinha e Barreirinhas

Destaques

31/10/2024

Seminário realizado em São Luís debateu práticas do ensino e formação sobre ATHIS em Patrimônios Históricos

Destaques

23/10/2024

Inscrições abertas para o Simpósio “Relações profissionais, desafios de projetos e oportunidades na era digital”

Destaques

22/10/2024

CAU Universitário: Estudantes do CEUMA participaram de oficina técnica no CAU/MA