Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

24/11/2023ㅤ Publicado às 09:22

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 

O III Fórum Internacional de Conselhos, Ordens e Entidades de Arquitetura e Urbanismo encerrou-se com a assinatura de acordos significativos entre o CAU Brasil e as Ordens dos Arquitetos de Angola e de Cabo Verde. Os memorandos de entendimento buscam a harmonização das condições de inscrição e registro de arquitetos brasileiros nos dois países, e vice-versa, promovendo a mobilidade profissional e estreitando os laços entre as nações.

 

Serão criadas Comissões Técnicas de Harmonização das Condições de Inscrição e Registro, responsáveis por estudar as legislações dos países, buscar equivalência nas formações habilitantes e propor acordos que regulem o registro e inscrição temporária e definitiva em ambos os países. “Desafio também é fornecer formação continuada para desenvolver habilidades que o mundo requer atualmente”, afirmou a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh.

 

 

Presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, com o representante da Ordem dos Arquitetos de Angola, Victor Leonel

 

Ela destacou o trabalho de três anos dedicados a fortalecer as relações internacionais. “Promovemos três eventos internacionais que não apenas ampliaram o conhecimento, mas também impulsionaram a articulação da mobilidade internacional de arquitetos e urbanistas brasileiros”, afirmou. Coordenador da Comissão de Relações Institucionais do CAU Brasil, Jeferson Navolar, enfatizou que essas relações são valiosas aprendizados para a instituição. “Com isso, vamos caminhar mais firme, com mais velocidade e mais tranquilidade”, disse.

 

O presidente do CIALP, Victor Leonel, representante da Ordem dos Arquitectos de Angola, ressaltou a importância da mobilidade para arquitetos globalmente. “Por necessidade, muitos arquitetos trabalham de forma ilegal fora de seus países. Acordos como este protegem o nosso trabalho”, afirmou.

 

Presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, com o presidente da Ordem dos Arquitetos de Cabo Verde, Job Amado Varela

 

O presidente da Ordem dos Arquitetos de Cabo Verde, Job Amado Varela, destacou a relevância do acordo para seu país, onde há pouco mais de 356 arquitetos, quase um terço deles formados no Brasil. “Para nós, esse acordo é muito importante para reforçar ainda mais esse intercâmbio que já existe”, disse.

 

Esses acordos visam fortalecer a colaboração entre os profissionais da arquitetura, abrindo caminhos para um intercâmbio mais eficiente e sustentável entre Brasil, Angola e Cabo Verde.

Fonte: CAU/BR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

01/11/2024

FISCALIZAÇÃO: CAU/MA esteve em ação em Santa Rita, Itapecuru Mirim, Vargem Grande, Chapadinha e Barreirinhas

Destaques

31/10/2024

Seminário realizado em São Luís debateu práticas do ensino e formação sobre ATHIS em Patrimônios Históricos

Destaques

23/10/2024

Inscrições abertas para o Simpósio “Relações profissionais, desafios de projetos e oportunidades na era digital”

Destaques

22/10/2024

CAU Universitário: Estudantes do CEUMA participaram de oficina técnica no CAU/MA