Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

08/11/2023ㅤ Publicado às 09:23

Assinatura do acordo entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) e a Ordem dos Arquitectos de Portugal (OA/PT)

 

Novos mercados para arquitetos e urbanistas brasileiros e portugueses. Esse é o resultado dos avanços conquistados por meio do acordo de reciprocidade entre o CAU Brasil e a Ordem dos Arquitectos de Portugal (OA/PT), que estabelece a harmonização das condições de inscrição de profissionais dos dois países. Documento foi assinado no 9º Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil – Portugal, realizado no dia 16 de junho em São Luís (MA). 

 

Por meio desse novo acordo, mais de 30 arquitetos e urbanistas brasileiros já conseguiram o registro definitivo para atuar em Portugal. Neste mês de outubro, o Plenário do CAU Brasil aprovou uma instrução normativa para que arquitetos portugueses possam obter registro profissional definitivo ou temporário para atuar no Brasil.

 

Confira aqui a íntegra do Acordo CAU Brasil-OA/PT

 

Mobilidade pressupõe o reconhecimento em Portugal do diploma obtido no Brasil, ou a revalidação no Brasil do diploma obtido em Portugal.  O acordo permite também o registro temporário para serviços ocasionais, em conjunto com profissionais do país onde o trabalho será realizado.

 

As regras e o fluxo de aprovação para a mobilidade profissional entre Brasil e Portugal foram definidas pela Comissão Técnica de Acompanhamento composta por colaboradores do CAU Brasil e da OA-PT.

 

Para que os arquitetos brasileiros trabalhem em Portugal, ou vice-versa, devem preencher um requerimento de registro definitivo ou temporário, e apresentação dos documentos pertinentes.

 

Para o registro temporário, é necessário apresentar, entre outros documentos, o contrato temporário ou o compromisso firmado entre o requerente e o contratante nacional.

 

A Instrução Normativa estabelece critérios de verificação e análise dos documentos, bem como os trâmites processuais a serem observados, considerando o prazo máximo de 60 (sessenta) dias para a conclusão da solicitação.

 

No momento da solicitação, o arquiteto precisa estar registrado no CAU ou na OA, com comprovação de registro há pelo menos 1 ano. 

 

O acordo de reciprocidade entre o CAU Brasil e a Ordem dos Arquitectos de Portugal (OA/PT) representa um marco significativo para os arquitetos e urbanistas brasileiros e portugueses. Parceria possibilita a harmonização das condições de inscrição profissional entre os dois países, abre as portas para novos horizontes profissionais e oportunidades de colaboração internacional.

 

Mais detalhes sobre como solicitar o registro sob essas novas diretrizes serão divulgados em breve.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

01/11/2024

FISCALIZAÇÃO: CAU/MA esteve em ação em Santa Rita, Itapecuru Mirim, Vargem Grande, Chapadinha e Barreirinhas

Destaques

31/10/2024

Seminário realizado em São Luís debateu práticas do ensino e formação sobre ATHIS em Patrimônios Históricos

Destaques

23/10/2024

Inscrições abertas para o Simpósio “Relações profissionais, desafios de projetos e oportunidades na era digital”

Destaques

22/10/2024

CAU Universitário: Estudantes do CEUMA participaram de oficina técnica no CAU/MA