Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

18/09/2014ㅤ Publicado às 16:06

Arquitetos e urbanistas podem concorrer a vagas de conselheiro estadual, federal e também para suplência. Votação acontece no dia 5 de novembro

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Projeto de João Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

Arquitetos e urbanistas de todo o Brasil podem se candidatar até sexta-feira para os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo das 27 Unidades da Federação (CAU/UF) e do Brasil (CAU/BR). As candidaturas precisam ser apresentadas em chapas e devem ser inscritas no Módulo Eleitoral do CAU.

 

Para facilitar o acesso ao sistema, a Comissão Eleitoral Nacional elaborou um tutorial de registro de chapas, com orientações sobre o passo-a-passo das inscrições. Leia aqui.

 

Inscreva aqui a sua chapa, usando a sua senha do SICCAU.

 

A votação acontece no dia 5 de novembro, exclusivamente pela internet, e é obrigatória para todos os arquitetos e urbanistas com menos de 70 anos. Os conselheiros eleitos – federais, estaduais e suplentes – assumirão mandatos de três anos, a partir do dia 15 de dezembro de 2014. A função não é remunerada.

 

Os presidentes dos CAUs/UF serão eleitos pelos conselheiros estaduais e o presidente do CAU/BR pelos conselheiros federais na primeira reunião plenária de janeiro de 2015. Existem hoje 120 mil arquitetos e urbanistas em atividades no país, conforme registros no CAU. Todos aqueles em dia com suas obrigações poderão se candidatar ao pleito.

 

O CAU/BR é a instância normativa e recursal do Conselho. Nele, os conselheiros, representantes de todas as unidades da federação, determinam as normas a serem cumpridas pelos CAU/UF. E os CAU/UF são as instâncias executivas do CAU, às quais cabem as ações de atendimento e orientação direta aos arquitetos, assim como as de fiscalização sobre a prática profissional da Arquitetura e Urbanismo.

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil objetiva orientar, disciplinar, fiscalizar e aperfeiçoar o exercício da profissão no país, atuando em nome da sociedade. O sistema foi criado em 31 de dezembro 2010, pela lei 12.378, após décadas de luta dos arquitetos e urbanistas para assumirem a liderança da categoria, antes englobada no sistema CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). Como os demais Conselhos, o CAU/BR é uma autarquia federal com independência administrativa financiada por recursos próprios.

 

Este será o primeiro processo eleitoral totalmente organizado pelo CAU, e contará com o acompanhamento de uma auditoria independente
.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

01/11/2024

FISCALIZAÇÃO: CAU/MA esteve em ação em Santa Rita, Itapecuru Mirim, Vargem Grande, Chapadinha e Barreirinhas

Destaques

31/10/2024

Seminário realizado em São Luís debateu práticas do ensino e formação sobre ATHIS em Patrimônios Históricos

Destaques

23/10/2024

Inscrições abertas para o Simpósio “Relações profissionais, desafios de projetos e oportunidades na era digital”

Destaques

22/10/2024

CAU Universitário: Estudantes do CEUMA participaram de oficina técnica no CAU/MA